10 grandes expressões da beleza feminina

Abaixo, dez grandes tentativas (feitas por homens) de representar a beleza de uma mulher:

modiglinai1. Jeanne Hébuterne, pelo pintor Amedeo ModiglianiJeanne, com seus olhos expressivos e sua beleza incomum, é uma modelo frequente nas obras do pintor Modigliani, caracterizadas pelo seu tratamento não convencional da forma, embora com um grande apelo estético. Dentre as inúmeras pequenas tragédias que perturbaram a vida dos dois, o final de sua história foi o mais tocante: Jeanne, indubitavelmente o grande amor da vida de Modigliani, suicidou-se (matando o segundo filho do casal, pois estava grávida de nove meses) no dia seguinte à morte de Modigliani devido à meningite tuberculosa.

  

2.  Grace Kelly, por Alfred Hitchcock: independente de ter se tornado a sra. Princesa de Mônaco, de ser apenas uma imagem fabricada pela mídia cinematográfica, de ser infeliz ou não num principado euroupeu, a Grace Kelly que foi produzida,  filmada e eternizada em três filmes de Hitchcock é uma perfeita representação estética da era de ouro das screen goddess de Hollywood, de mulheres em preto-e-branco ou technicolor pelas quais os homens do mundo inteiro eram capazes de sonhar, um ideal inexistente e inatingível… exceto para um príncipe.

  

3. Matilde Urrutia, por Pablo Neruda:               

Matilde, nombre de planta o piedra o vino,
de lo que nace de la tierra y dura,
palabra en cuyo crecimiento amanece,
en cuyo estío estalla la luz de los limones.
En ese nombre corren navíos de madera
rodeados por enjambres de fuego azul marino,
y esas letras son el agua de un río
que desemboca en mi corazón calcinado.
Oh nombre descubierto bajo una enredadera
como la puerta de un túnel desconocido
que comunica con la fragancia del mundo!
 
 

4. Amelié Poulain, por Jean-Pierre Jeunet: Amélie é um show, convenhamos… se a atriz Audrey Tautou não se encaixa nos estereótipos tradicionais de beleza física, a personagem é belíssima, uma mulher original, de alma imensa e cérebro muito criativo, decidida e apaixonante – a alma e a razão de ser do precioso filme O fabuloso destino de Amélie Poulain, muito bem montado e conduzido pelo diretor Jeunet.

  

5. Helô Pinheiro, por Vinícius de Moraes e Tom Jobim: Helô foi a musa de “Garota de Ipanema”, a própria…

 Olha que coisa mais linda, mais cheia de graça, é ela menina que vem e que passa, num doce balanço, a caminho do mar… moça do corpo dourado, do sol de Ipanema, o seu balançado é mais que um poema, é a coisa mais linda que eu já vi passar…

  

6. Sharbat Gula, pelo fotógrafo Steve McCurry. Esta jovem nativa do Afeganistão, surpreendida ao acaso pelo fotógrafo McCurry em meio à paisagem árida de um campo de refugiados, acabou emprestando seus lindos olhos para a capa da revista National Geographic em Junho de 1985, tornando-se um ícone da diversidade da beleza humana. Esta preciosa captura do rosto de Gula é hoje uma das imagens mais célebres da história da fotografia.

 

7. Vênus, por Sandro Boticelli: É a personagem central do quadro “Nascimento de Vênus”, do pintor renascentista Boticelli. O lindo rosto da Vênus ultrapassa os conceitos de beleza feminina de todas as épocas, e reforça um certo padrão feminino que dali para a frente seria chamado “boticelliano”. Ah, reparem no contraste entre a boca desta Vênus e a boca de sua quase contemporânea Mona Lisa…

8. Pattie Boyd, por George Harrison e Eric Clapton: como já falei em um post anterior, https://polifonias.wordpress.com/2010/11/15/ , Pattie Boyd foi a musa suprema de uma geração de ouro do rock inglês: Something in the way she moves… attracts me like no other lover… /  You’ve got me on my knees…  /  You look wonderful tonight…

  

9. Francesca da Rímini, pelo escultor  Auguste Rodin. Francesca, que viveu no século XIII, foi assassinada pelo marido Giovanni quando surpreendida nos braços de seu amante Paolo (irmão mais novo de Giovanni), e sua tragédia foi contada por Dante na Divina Comédia. Rodin representa Francesca de um modo angustiante e belo em sua célebre escultura “O beijo”: trata-se do momento em que os amantes são interrompidos pelo marido de Francesca, já que os lábios de ambos efetivamente não se tocam – é impressionante o modo como a pedra parece viva.

 

10. Rachel Weisz: ah, por qualquer um, fotógrafo, diretor, pintor, padeiro, taxidermista… de frente, de costas, de lado, de noite, de dia, sorrindo, chorando, feliz, de TPM,  de casaco de peles, apenas com a própria pele…

… ah, lá em casa…


Anúncios
Esse post foi publicado em Cinema, Literatura e marcado , , , , , , , . Guardar link permanente.

6 respostas para 10 grandes expressões da beleza feminina

  1. livrosdavivi disse:

    Acho a Audrey Tautou lindíssima, a beleza dela é diferente e é isso que a torna especial.
    Agora a Rachel Weisz não acho que tem tanta graça assim, mas você adora pelo visto, haha, todo cheio de maldades com a moça! 😛

    Gostei muito do post!
    Beijos*

    • arleiro disse:

      Vivi;
      A Audrey é realmente muito interessante, mas a personagem Amélie é fascinante!
      Ah… a Rachel, bom… a Rachel Weisz é uma mulher tulipa, não tem jeito (dá uma olhada lá no meu post “Tulipas”). Ela finge que nem me conhece, mas garanto que é tudo encenação, algum dia ainda cai aqui nos meus pés…
      Obrigado por tua presença, volte sempre. Também vou espiar teu blog a partir de agora.
      Abração.

  2. NÁDIA CRUZ disse:

    Lindas mulheres!!
    Texto perfeito…
    Bem, a Rachel Weisz não ama vc, mas ela não sabe o que está perdendo…
    Abração
    Nádia

    • arleiro disse:

      Nádia;
      rsrsrsrsrsrsrsr… com amigas assim, ninguém precisa da Rachel Weisz (hmm… mas se conseguir o número dela, por favor me manda!).
      Um ótimo início de ano prá ti! Abração!

  3. Kelly disse:

    A Rachel Weisz é realmente linda! Ela e a Kate Winslet tem uma beleza singular, parece que saíram de quadros. Não sei porque, mas acho as duas parecidas rs
    Beijos!

  4. Walewska disse:

    Texto perfeito!!!!Assim como a Rachel Weisz…mas,como comentou a Nádia,ela nao te ama…nem tudo é perfeito(esse deve ser o defeito dela!!!Rsrsrsrsrs)!Bjs!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s