I can’t get no satisfaction (ou: você põe Henrique VIII no chinelo)

  
 

 
 
 
 

Distorcendo um pouco um conceito de Jean-Paul Sartre: nossa insatisfação vem dos outros. 
 
 
 

Ora, o nosso parâmetro de conforto e realização é o vizinho que tem o melhor carro, o colega com o melhor salário, o conhecido que tem casa em Itapema, o(a) f.d.p. que conquistou a menina(o) em que você estava de olho. Como sempre há alguém a invejar, é fácil cair na armadilha da eterna insatisfação.
 
 É interessante perceber o quanto somos privilegiados por viver no início do século XXI… Afinal, qualquer criatura acima da linha de pobreza vive, hoje, com mais qualidade de vida do que vivia o Rei da Inglaterra no século XIV. Vamos ao check-list?O Rei da Inglaterra não tinha água encanada, quanto mais água quente no chuveiro. Até a Ducha Corona é melhor.
 
 

O Rei da Inglaterra não tinha sequer um analgésico a seu dispor, e o máximo que seu médico conseguia fazer era uma boa sangria ou aplicação de sanguessugas – até o clínico do SUS é melhor.

O Rei da Inglaterra bebia a melhor bebida disponível na época: cerveja quente feita a partir da fermentação de vários tipos de grão. Até uma Kaiser é melhor.

O Rei da Inglaterra tinha a melhor distração possível na época: alguns bobos da corte, uma ou outra peça de teatro medieval e música de cravo. Até um DVD do Tiririca é melhor.

O Rei da Inglaterra comia a melhor comida da época, carne da caça que estivesse disponível, preparada sem a mínima higiene e com temperos insossos. Até o “xis” da Rio Branco é melhor.

O Rei da Inglaterra podia deitar com quantas mulheres quisesse, é verdade, mas quase todas tinham dentes horrorosos e um pungente mau-hálito, corpos flácidos e branquelos que se escondiam por sob as camadas de vestimentas da corte, muito pouco talento erótico, e pelas condições de higiene da época uma situação de asseio questionável. Até sua (seu) colega de trabalho é melhor!

O Rei da Inglaterra estava sujeito a tentativas de envenenamento, golpe de estado, intrigas palacianas e guerras constantes. Até a suas brigas com o síndico são melhores.

O Rei da Inglaterra fazia suas necessidades nos corredores ou em caixotes imundos. Até o banheiro da rodoviária é melhor.

O Rei da Inglaterra tinha à disposição (quando era alfabetizado o suficiente) manuscritos medievais e alguns textos satíricos latinos, e sabia das novidades por meio de mensageiros que chegavam com vários dias de atraso. Até o Informativo da Unimed é melhor.

O Rei da Inglaterra tinha de guardar todas as informações importantes na cachola, ou mandar que registrassem o que era de seu interesse por meio dos copistas dos mosteiros. Até um Windows 98 é melhor.

O Rei da Inglaterra só conseguia entrar em contato com alguém berrando (se a pessoa estivesse ao alcance da voz), mandando alguns soldados para trazer a pessoa ao alcance da sua voz, ou escrevendo cartas que demorariam semanas para chegar ao destinatário. Qualquer plano da VIVO é melhor.

O Rei da Inglaterra só fazia turismo se passasse semanas viajando no lombo de cavalos ou no interior da carruagens abafadas e sacolejantes, e mesmo assim não tinha quase nada de interessante para visitar. Qualquer excursão a Tramandaí é melhor.

O Rei da Inglaterra, aliás, tinha o melhor meio de transporte da época, um cavalo que fazia uma média de 15 km por hora, sem ar-condicionado, estofamento anatômico, CD ou direção hidráulica. Até um Del Rey 1987 é melhor.

Portanto, é pouco provável que o todo poderoso Rei da Inglaterra invejasse a Hilux, a loira, a cobertura ou o terno italiano do seu vizinho. Ele já espumaria de inveja de VOCÊ.  

 
 

Não consigo imaginar um texto de auto-ajuda melhor…

 

 

 

Anúncios
Esse post foi publicado em Outras e marcado . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s